quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estrelas - Os 10 Hábitos Menos Saudáveis

http://flic.kr/p/5dAtkM

Ao divagar os meus olhos pelas notas de imprensa, encontrei um artigo interessante numa revista, em que fala dos 10 Hábitos Menos Saudáveis dos Famosos.
Tabaco, álcool e drogas já são hábitos tristemente célebres mas eis que vamos acrescentar mais uns quantos ao cocktail explosivo:

- Esturrarem ao Sol

Quase toda a gente gosta de ir à praia e apanhar algum sol mas as estrelas são peritas em esturrar como se não houvesse amanhã. Claro que enquanto estão "a marinar", sabe bem e adoram ver o bronze mas ninguém se lembra das fibras de colagéneo destruídas e das rugas que daí resultam (não falando do resto...).

http://flic.kr/p/6VVvWB

- Casamento relampago

Dar o nó é para muitos famosos sinónimo de excentricidade e casamentos de curta duração sempre fizeram parte do seu reportório e cada vez com mais requinte, como é o caso de Kim Kardashian e Kris Humphries que usaram aliança durante 3 três meses. Um processo de divórcio não faz bem à saúde e acarreta mal estar a vários níveis. Por isso seria bom que se pensasse duas vezes antes de dar um "sim" definitivo.


- Saltos de tamanho descomunal

Um sapato com salto de poucos centímetros não causa grande transtorno mas... quando falamos em 10 cm de altura, já o pé fica numa outra  posição pouco natural, obriga o corpo a ter uma postura incorreta para compensar o declive. Saltos altos podem mostrar umas pernas lindas e maravilhosas mas também acabam por ser sinónimos de inflamações dores crónicas e joanetes (o que não tem nada de lindo!).



Conduzir sob o efeito do álcool

Este é outro clássico tão conhecido entre nós e tristemente não se resume apenas às celebridades.
Todos nós sabemos que conduzir sob o efeito de álcool não se resume apenas a arriscarmo-nos a apanhar uma multa....

http://flic.kr/p/6LN3m4


- Consumo de esteróides

Algumas horas de ginásio e umas quantas doses de esteróides são o quanto basta para alguns famosos ficarem com uns peitorais de Super-Homem, o problema é que aquilo que afeta os músculos também afeta o coração, que, como se sabe, também é um músculo...E meus senhores, o "amiguinho cá de baixo" também apanha por tabela.

- Dietas extremas

No mundo dos famosos é muito fácil ser obcecado pela magreza, e não são poucas as vedetas que emagrecem, de tal modo que é quase impossivel alguém conseguir fazer alguma coisa para as ajudar. Jejuns e 'desintoxicações' estão na moda nos dias de hoje mas não ‘purificam’ nada, apenas levam o organismo a um stress desnecessário. É mais sensato aprender a comer de forma saudável.

- Exagero das operações plásticas

Quem nunca pensou puxar um pouco daqui, tirar um pouco dali, encher um pouco de acolá, que atire o primeiro bisturi!
Mas há quem leve isso muito a peito (por vezes literalmente!) e transforme isso num vício. Michael Jackson, Cher e Demi Moore estão no Top do corte-e-costura. Será que isso lhes trouxe felicidade? Bem, esse conceito é relativo. Tudo o que é demais deixa de ser razoável...


- Crianças crescidas ao colo

Suri Cruise já tem quase 7 anos e a mãe muitas vezes a carrega ao colo...
Este hábito contribui para manter as crianças num estado de infantilidade prolongada, não sendo nada benéfico nem para a mãe nem para a criança...Se falarmos das costas da mãe, essas também não gostam muito da ideia.

- Postura curvada

Entre as estrelas, vê-se muita gente de costas curvadas. Umas aulas de como andar corretamente seria muito bom para algumas delas. Em vez de andarem direitas, fazem uma marreca nas costas. Essa postura incorreta faz um mau andar, provoca dores e com a continuidade pode conduzir a deformações.
Se tivessem tido a professora da escola primária que eu tive..."tudo em linha, costas direitas e barriga para dentro"!

- Depois da gravidez, voltar à boa forma em três tempos

"Uau, acabou de ter a criança e já está toda enxuta outra vez; corpo fantástico!". Isso é o que dizem as "más linguas", logo após uma celebridade ter colocado a criança no mundo e rápidamente ter voltado a ter uma silhueta fantástica.
Essa ideia está totalmente errada. Não é suposto ficarem lindas e maravilhosas logo uma semana depois do bebé nascer. Andar gordinha e inchada não tem mal nenhum e lentamente a coisa vai ao sitio. Há quem recorra a dietas drásticas, o que pode afetar a amamentação, ou mesmo a cirurgias plásticas no imediato.
Senhoras, a recuperação deve levar o seu tempo...

http://flick.kr/p/5uyB22

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Emagrecer Saudável

http://flic.kr/p/eyvYy
Hoje em dia, ser magro é bem visto pela sociedade. Muita gente que acha ser gorda faz tudo na vida (bem, quase tudo!) para perder aqueles quilinhos que estão a mais. Entram então numa jornada de luta contra o mal (a gordura) e vale tudo nesse frente-a-frente para derrotar o inimigo, mesmo as maiores loucuras.
Mas atenção, o que muitas pessoas não sabem é que se esse inimigo não for combatido de forma adequada, o feitiço vira-se contra o feiticeiro e aqueles quilinhos rápidamente perdidos voltam ao seu posto de vigia e trazem outros tantos mais com eles.
Alimentarmo-nos é fonte de prazer mas sobretudo, fonte de energia e nutrientes para o organismo.
Esqueçam que uma alimentação super restrita e sem sabor é o caminho certo para um emagrecimento saudável; é exatamente o contrário!
Há a dieta do sumo (dias seguidos só a beber sumo), a dieta da sopa (sopa dia sim dia sim), dieta da salada (salada com todos)...enfim, um número sem fim de dietas malucas que inventam por aí e que dão em nada. Nada não; dão numa desregulação do nosso organismo e com um pouco de azar, algum problema de saúde associado.
Se alguém quiser caber naquele vestido fantástico para ir à festa de sábado à noite, então força, a dieta maluca pode ajudar mas na semana seguinte não se admirem do vestido gritar até as costuras rebentarem, caso o vista de novo.
O segredo para perder peso passa pela seguinte fórmula:
Perda de Peso = Calorias ingeridas < Calorias queimadas

Concluindo: Exercício físico é o nosso melhor aliado para queimarmos mais calorias do que aquelas que ingerimos.
Juntando isso a algumas regras, concerteza que obteremos bons resultados e mais saudáveis. 
  •  Dietas radicais não resultam
  • Põe o exercício físico a fazer parte da tua vida. Queima calorias, modela o corpo e alivia o stress
http://flic.kr/p/dggKZg

  • Bebe bastante água por dia (1,5 a 2 L). Hidrata o organismo, elimina toxinas e reduz a sensação de fome
  • Usa e abusa de verduras e legumes. Não engordam, são deliciosos e saciam o estômago. Devem estar presentes diariamente ao almoço e jantar

    http://flic.kr/p/2kGVZF

  • Evita frituras e gorduras. Comer mais grelhados e tirar a pele do frango, as gorduras da carne, etc.

  • Troca o pão e as massas brancas pelas integrais. São ricos em fibra e saciam mais
http://flic.kr/p/5DRtcY

  • Produtos "ligth" são uma opção a ter em conta, tais como iogurtes, queijo magro, manteiga magra, sumos naturais...

  • Estipula horários para as refeições (Pequeno-almoço, snack a meio da manhã, almoço, lanche, jantar e seia)

  • Estabelece uma meta a atingir, mas nada de querer perder 10 kg numa semana. Metas a longo prazo são mais saudáveis e têm mais sucesso (por exemplo, perder 4 kg nos próximos 2 meses)

  • Controla a ansiedade quando ela surge devido à fome. Arranja uma distracção, como correr, ir passear, ler, brincar com o cão, etc.
http://flic.kr/p/68r9S7

  •   Troca as sobremesas doces por gelatina ou fruta. É mais saudável

  • Não te tortures se os amigos combinarem irem todos comer uma pizza ou outra coisa mais calórica no fim-de-semana. Não faz mal prevaricar de vez em quando

  • Iogustes magros devem estar presentes num regime de emagrecimento saudável

http://flic.kr/p/6DxptL

  • Os deslizes acontecem, ninguém é perfeito. Mas assim que possivel, retoma o ânimo e cumpre o teu objetivo

  • Ama-te! Auto-estima é o ponto principal para quem quer mudar de hábitos e seguir em frente para uma vida saudável. Compra roupa nova, sai com os amigos, põe-te bonita (o), viaja, namora...

  •  Muitas vezes a etapa mais dificil é o iniciar. Depois quando se entra na engrenagem e começa a emagrecer, a motivação para manter hábito saudáveis é maior.  
Para quem quer perder peso, só falta ganhar coragem e dizer para si mesmo que quer seguir em frente nesse novo projeto de dieta saudável.
Há que ser firme e preserverante no seu objetivo, de modo a atingir o sucesso.
Estou convosco; muita força! 

Os animais são nossos amigos

Conversa (A)fiada 2

Hoje no conversa (A)fiada, uma pequena reflexão sobre os animais.
Há dias ao passear por uma rua de um típico bairro lisboeta (Alfama), encontrei esta casa e decidi tirar uma foto para partilhar convosco:

À partida, nada de mais mas ampliando a coisa...

Tudo isto para vos mostrar algo que me sensibilizou e com o qual estou de total acordo.
Devemos respeitar mais os animais e não cometer os erros de mal trato e abandono que tanto se vê por aí.

Há dias enquanto conduzia, um cão sózinho aproximou-se da passadeira, bem à minha frente, e esperou que todos o carros parassem para ele atravessar a estrada. Um excelente exemplo a dar a muito boa gente.
Depois há os contrastes: Ontem enquanto ia a passar junto a uma passagem de nível que apitava, as cancelas fecharam para o comboio passar. Então um jovem casal de mão dada, ela grávida, resolvem atravessar a linha a pé, pois "o comboio ainda vinha longe".
Quem será aqui o ser mais irracional?
Dá que pensar.
Todos nós habitamos neste mundo e temos direito à vida e como tal, não devemos subestimar os outros seres, apenas porque nos achamos "superiores".

Já agora, a "Top model" a pousar para a 2ª foto, é a minha Kika :)

domingo, 28 de outubro de 2012

Uma lufada de ar fresco


Humn...um dia bem passado de visita ao campo.
Nada como um dia de turismo rural para encher o pulmão de energia e ar fresco e carregar baterias. E o melhor é que aqui é gratuito para mim.
Esta é a vista fantástica que se pode ver da casa dos meus pais. 
Uma boa visita ao campo dá-nos a respirar a Natureza, enquanto os pássaros cantam suaves melodias para os nossos ouvidos.
 Eu gosto e vocês?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Noite de Halloween


 http://flic.kr/p/8s5muz
Bruxas, vampiros, zombies, morcegos, dráculas, feiticeiros, mortos-vivos e muitos mais...
Está próxima a noite em que todas estes seres podem sair à rua e tomar um banho de lua enquanto espalham o seu terror por quem passam.
E como todos precisamos de alguma animação, vamos lá aproveitar a época para sairmos com os amigos e divertirmo-nos um pouco.
Eu ainda não sei bem a personagem que vou encarnar; talvez um zombie (huuuu...medo, muito medo).
Conheço um caracterizador profissional que faz excelentes trabalhos nesta área e com  preços bastante acessíveis (se alguém quiser, tenho o contacto). 
Deixo em baixo uma foto de um dos trabalhos.
 Depois mostro como fiquei...e feliz Noite das Bruxas!

Chá com todos

http://www.flickr.com/photos/31736686@N00/5386038636/
Se há bebida que eu aprecio nesta época do frio, é o chá. Adoro beber uma chávena de chá quente enquanto me sento no sofá e leio um livro, vejo um programa ou outra coisa qualquer. Com a lareira acesa, candeeiro a meia-luz e uma velas a dar um ambiente mais acolhedor e se houver uma boa companhia, maravilha; passa-se ali um bom momento. Também aprecio uma boa chávena de chá a acompanhar uma refeição (sobretudo quando comemos um daqueles pratos mais "pesados"). Segundo aprendi com a medicina chinesa (e lá está, os chineses acompanham chá com tudo!), acompanhar uma refeição com uma bebida quente promove a que a digestão se faça de forma mais rápida e eficiente e ao mesmo tempo impede que algumas das gorduras dos alimentos sejam absorvidas pelo organismo, sendo então eliminadas pelo intestino. Já o acompanhar a refeição com uma bebida fria ou gelada (e que tanto nos sabe bem, sobretudo no verão), provoca um atraso na digestão dos alimentos. Se comermos uma refeição mais indigesta (tipo cozido à portuguesa ou uma feijoada, por exemplo), andamos ali horas com o estômago pesado e às voltas, até que seja tudo digerido. Como tal, chá quente é a solução!
O chá traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Não tem gorduras nem calorias e é um poderoso aliado no combate aos radicais livres (substâncias associadas a processos degenerativos e ao envelhecimento).
Há os mais variados tipos de chá, com sabores e finalidades diferentes. Temos o chá de camomila (que é um excelente calmante e digestivo, não falando até das suas propriedades de ajudar a combater as gripes e infeções), o chá verde (em que acelera o metabolismo, faz queimar gordura e ajuda a prevenir doenças, tais como a osteoporose), o chá de rooibos (é um poderoso antioxidante, combate a irritabilidade, dores de cabeça, cólicas, dores de estômago, alergias,etc.), chá de perpétua roxa (é um ótimo anti-inflamatório que combate as dores de garganta, rouquidão, bronquites, alivia a tosse, etc), chá de jasmim (é um calmante natural, tem acção preventiva do cancro, reduz o mau colesterol, combate dores de cabeça, melhora a concentração, melhora problemas de pele, é um ótimo diurético, etc.). Emfim, há um número interminável de plantas a partir das quais podemos fazer chá e com excelentes beneficios para a nossa saúde.
Eu pessoalmente tenho um gosto muito especial por chá verde, chá de rooibos e chá de jasmim. São dos meus preferidos.
No final desta leitura, embora lá fazer um bule de chá e encher a chávena para saborearmos!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reiki Healing



http://www.flickr.com/photos/youscription/3045360705/
Já há bastante tempo que eu andava para fazer o nível 1 de Reiki. Há cerca de 1 ano atrás e quando menos esperava, surgiu-me essa oportunidade. E o que é o Reiki? Reiki é uma palavra de origem japonesa que significa Energia Vital Universal. Não tem a ver com crença ou religião e abre novos caminhos para o desenvolvimento espiritual de quem aprende. Assim que somos iniciados, a energia do reiki passa então a circular no nosso corpo. O corpo humano e animal irradia calor e energia (essa energia é chamada de Qi, é a força da vida). Qualquer pessoa pode ser iniciada, e uma vez feito este passo, é para toda a vida. Não depende da capacidade intelectual ou do desenvolvimento espiritual e como tal, está acessivel a qualquer um.
Esta técnica japonesa é usada para  a redução do stress, relaxamento e promover a cura. Baseia-se na ideia de que a Energia Vital circula em nós e é o que nos permite viver. Se essa energia estiver baixa, então temos uma maior probabilidade de adoecer ou ficar com stress, se estiver alta, é provável que nos sintamos mais felizes e saudáveis. Num tratamento é como que uma bola de energia radiante nos envolvesse, fazendo-nos sentir bem, calmos. Trata a pessoa no seu todo (corpo, mente, emoções e espirito), criando muitos efeitos benéficos que inclue relaxamento e sensação de paz. É óptimo como coadjuvante de tratamentos médicos, para reduzir os efeitos secundários e promover a recuperação (como é no caso do cancro, por exemplo).
No nível 1 do curso, somos "sintonizados" com essa energia e passamos a captá-la através dos chakras (são centros energéticos no nosso corpo que distribuem a energia através de canais que nutrem orgãos e sistemas). Essa energia sai pelas mãos, ao colocá-las sobre aqueles que devem recebê-la.
Posso dizer-vos que é uma sensação muito boa. Mesmo para os mais séticos, após um tratamento de reiki, ficamos muitoooo relaxados.
Nos primeiros dias após ter feito o curso, tinha uma sensação de leveza incrível, sentia-me muito calmo, relaxado. A sensação que eu tinha era a de que podia acabar o mundo e que para mim estava tudo bem. Nunca fumei drogas (canabis) mas era a comparação que eu fazia! A minha cadela adora receber Reiki; deita-se de barriga para cima e "deixa-se ir". Eu gosto de fazer a mim mesmo, sobretudo antes de dormir. Dá-me um sono relaxado e  profundo fantástico e por vezes adormeço antes de acabar o tratamento.
Este è um exemplo de música que podemos ouvir enquanto praticamos. Aproveitem para fechar os olhos, respirar fundo e lentamente e relaxar, enquanto ouvem esses  curtos minutos de música deliciosa.
Próximo passo: Avançar para o nível 2!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Poupar alguns euros

Hoje em dia a palavra de ordem e que se ouve a toda a hora é CRISE. Todos nós a sentimos de alguma forma e acabamos por ser afetados, bem como quem nos é próximo. Como os nossos rendimentos são cada vez mais reduzidos, para equilibrarmos as nossas finanças mensais devemos adotar algumas estratégias para que a nossa balança económica fique um pouco mais equilibrada. Dou-vos então algumas dicas de poupança que nos podem ajudar nessa questão, bem como algumas delas ajudar o meio ambiente. São facéis de por em prática e depois de interiorizadas já nem damos conta que as aplicamos.
  • Manter a torneira fechada quando lavamos as mãos e os dentes ou quando fazemos a barba;
  • Colocar uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo;
  • Tomar duche em vez de banho de imersão e fechar a torneira enquanto nos ensaboamos;
  • Fazer uma lista de compras quando vamos ao supermercado, para evitar coisas supérfulas;
  • Tomar café em casa em vez de o fazer na rua (sai muito mais barato);
  • Preparar em casa a refeição para o almoço, a comer no local de trabalho (aproveitar as sobras do dia anterior, por exemplo);
  • Ao preparar comida, fazer o suficiente que dê para várias refeições;
  • Ao cozinhar no forno, aproveitá-lo cozinhar várias coisas ao mesmo tempo nele;
  • Substituir o ginásio por actividade física ao ar livre;
  • Usar transportes públicos (passe mensal) e andar mais a pé, em vez utilizar veículo próprio;
  • Para quem fuma, o tabaco de enrolar é mais barato que o outro;
  • Não deixar os aparelhos domésticos em "stand-by" pois ao final do ano estes aumentam significtivamente a fatura da eletricidade;
  • Ao lavar roupa e louça na máquina, efetuar a lavagem apenas quando estas estiverem cheias;
  • Para quem pinta o cabelo, faze-lo em casa em vez de ir ao cabeleireiro (pensam às vossa amigas);
  • No supermercado, experimentar produtos de marca branca. Em alguns casos eles são exatamente iguais aos de outras marcas;
  • Ajustar a potência do contador de eletricidade às verdadeiras necessidades da casa;
  • Lavar a roupa a 40º C em vez de 60º (a roupa fica bem lavada na mesma);
  • Trocar as lampadas incandescentes pelas economizadoras;
  • Aproveitar os saldos para comprar roupa para o ano seguinte.
Esta lista podia estender-se por muitooooo mais dicas ms penso que já dá para ter uma ideia geral e incentivar à poupança. Vamos lá poupar alguns

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conversa (A)fiada 1

Tal como prometido, cá vai o primeiro post de conversa (A)fiada, que sempre dá para aliviar as cabeças cansadas depois de um dia de trabalho (xerto? Xeeeeerto!)
Se há coisa para a qual eu não tenho muito boa paciência, é o mau atendimento nas lojas.
Passo a explicar: Por vezes, entramos numa loja e quem lá está não tira os olhos de nós, como se fossemos um E.T. vindo de um planeta longínquo e estivessemos ali para "alienar" algum artigo, sem passar pela caixa registadora. Outras vezes, o funcionário (ou patrão...depende) não descola  de nós e segue-nos para todo o lado como se fosse a nossa própria sombra e não nos deixa ver os artigos à nossa vontade. Por último e ainda, aquele funcionário que nos ignora completamente, desde que entramos na loja até sairmos e muitas vezes nem uma retribuição do bom-dia ou boa-tarde que habitualmente damos. Há aqueles que estão a navegar na internet (e concerteza que há coisas bem interessantes para consultar), há aqueles que estão a ler uma revista a actualizarem as fofocas, os que estão a conversar com os colegas...e ainda há aqueles que estão de olhos no telemóvel e em que para pedirmos informação de algum artigo, temos de mandar um sms.
Isto a propósito de ontem ter ido ao cinema ver o filme "The Possession". No meio do corredor do shopping estava um stand de vendas em que havia máquinas daquelas tipo vibroplate ou powerplate, não sei bem (são as plataformas vibratórias) e outros artigos de bem-estar. Chamou-me a atenção umas palmilhas de reflexologia podal, que estavam expostas em cima do balcão e eu olhei para elas e até gostaria de ter mais alguma informação. A vendedora estava sentada mesmo atrás do balcão, sentada e de olhos no seu telemóvel e eu abordando com um "olhe, desculpe...", não obtive resposta. Eu como bom cliente que fui, andei para trás e fui embora.
Nos dias de hoje as finanças de todos nós estão em baixo de forma (uns mais que outros) e os lojistas também sentem a crise. Penso que seria importante para a perpetuação dos seus negócios que o atendimento ao cliente fosse feito de forma correta, de modo a cativá-lo e quem sabe com ele virem outros novos clientes.
Concordam?

domingo, 21 de outubro de 2012

Zinco, Propólis e Equinácia

Tal como prometido, partilho convosco uns excelentes complementos naturais para nos ajudar a prevenir e combater as gripes, constipações e outras tantas situações.


Zinco
Este é um mineral indespensável para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário, protegendo-nos de várias infeções (tais como constipações, gripes, conjuntivites e outras). Ele está presente no leite e derivados (de preferência de soja!), carnes vermelhas, frutos secos, pão integral, chá verde, espinafres, batata, cenoura, cebola, tomate, laranjas, maçãs, ervilhas, farinha, arroz, etc. A deficiência na ingestão de zinco pode então acarretar uma maior suscetibilidade a dados agentes infeciosos. Este mineral, tomado como suplemento, está indicado em situações de baixa imunidade, gripes, constipações, resfriados e infecções frequentes. Mas atenção: Tomar suplementos de Zinco a mais (>75 mg/dia) pode ter o efeito inverso e inibir a função imune do organismo. Assim, é mais seguro ingerir o zinco através de uma alimentação equilibrada.

Propólis
É uma substância resinosa que as abelhas colhem das plantas e usam para calafetar os cortiços e envolver os invasores mortos dentro da colmeia. Contém principios ativos com acção regeneradora de tecidos, antioxidante e reguladora do sistema imunitário. Também contém óleos essenciais e ácido ferúlico (acção antibiótica), vitaminas e minerais.
Assim, este antiobiótico natural  atua em infeções causadas por diferentes virús, bactérias e fungos (não confundir com os antibióticos químicos, que só atuam contra bactérias).
Então este produto é  ideal para ajudar a tratar problemas respiratórios, tais como as gripes, constipações, amigdalites, sinusites, otites e bronquites. Ainda como preventivo, tem uma ação imunoestimulante, aumentado a nossa resistência contra as infeções.
A propólis tem ainda uma vasta série de efeitos benéficos em outras situações, tais como problemas gastro-intestinais e dérmicos. É também um bom antioxidante, anti-inflamatório e anti-parasitário. Podemos encontrar este produto em cápsulas, gotas ou mesmo em granulado.

Equinácea
É uma planta com origem na América do Norte e cultivada como planta medicinal no centro da Europa. Os índios americanos usavam a sua raíz para curar feridas infetadas e as mordeduras de serpentes. Ela tem ótimas propriedades imunoestimulantes, anti-inflamatórias e antitóxicas. Tem ainda ação antiobiótica, antivírica e anticancerosa. Sendo um antibiótico natural, ajuda-nos a combater as bactérias, vírus, fungos e outros micróbios causadores de doenças. Podemos encontar a equinácea sob a forma de cápsulas, comprimidos, liquido (suco espremido), planta seca/chá, rebuçados, etc. O suco pode ser tomado ou aplicado na pele, como forma de tratar feridas, furúnculos, eczemas, herpes e até queimaduras!

Todos estes produtos que falei atrás podem ser encontrados naquelas lojas de produtos naturais que conhecemos ou mesmo nos supermercados. Quando estou constipado, costumo comprar um suplemento que reúne a equinácea, o zinco e a vitamina C num só comprimido. Habitualmente tenho sempre em casa spray de propólis e aplico-o na garganta quando está dorida ou inflamada (atenção que em excesso pode transformar o WC no nosso melhor amigo, pois pode ter um pequeno efeito laxante!).
 Deixo a sugestão e vamos lá aguentar esta estação de nariz seco (esperemos!).

Diospiro e companhia!

Hoje de manhã fiquei cheio de vontade de fazer um prato vegetariano para o almoço. Fui ver umas receitas e optei por assado de tofu com bróculos. Estava muito bom. Acompanhou com batata doce e melhor ainda ficou (também deve ficar bom a acompanhar com bolinhos de arroz...tenho de experimentar!). Mas adiante! Andava eu no supermercado a comprar os ingredientes, aquele que anuncia preços baixos de Janeiro a Janeiro (se bem que baixo, só mesmos a posição dos artigos que estão nas prateleiras inferiores!) e aquando da voltinha pela secção dos frescos, lá estavam os deliciosos diospiros de cor alaranjada reluzente a gritarem por uma trinca e eu...fui direitinho a eles. Então foi a minha vez de gritar quando olhei para o preço! Mas acabei por trazer...foi a desejo pois este ano ainda nenhum deles me tinha tocado nos dentes. E digo já que estão deliciosos (lá está...para quem gosta, claro!).
Já agora, é muito rico em vitaminas, sobretudo A e C. Também tem carotenóides. Sendo assim, é um poderoso antioxidante e um grande aliado do sistema imunológico, ajudando a diminuir o risco de cancro e doenças cardiovasculares.
Yahmmm...eu já me lambuzei com 1 diospiro e por isso é que na foto só veem três!

sábado, 20 de outubro de 2012

Constipação não quero!

Acho que o frio já chegou! É sempre neste inicio de estação que apanho a minha 1ª constipação; ora está calor, ora está frio...se vestimos roupa fresca temos frio, se vestimos roupa quente temos calor e no que dá? Constipação na certa (pelo menos comigo foi certinho!). Felizmente já passou e já estou aí "para as curvas"!
Começo com a garganta irritada, o nariz a querer pingar, cansaço...alguma tosse...e pronto já está!
Mas atenção que esses sintomas são comuns tanto à gripe como à constipação. Como distinguimos? A grande diferença entre as duas está no facto da mera constipação não dar febre nem dores no corpo. Estas são as principais diferenças.

A gripe é causada pelo virus Influenza e é transmitido pelo ar ou pelo contacto com superficies contaminadas. Geralmente dá dores de cabeça, febre, tosse, dores musculares, etc. O tratamento deve ser individualizado e acompanhado por um médico.
Portanto, para evitarmos tudo isso, alguns conselhos preventivos:

1. Lavar as mãos com frequência;
2. Cobrir a boca ao tossir (com o antebraço);
3. Caso estejamos doentes, tentar isolarmo-nos um pouco durante o periodo de contagio, de modo a não transmitir o virus a outros;
4. Vacinação anual, sobretudo nos grupos de maior risco (crianças, idosos e profissionais de saúde).

A constipação é também uma doença viral (aparelho respiratório superior) e habitualmente auto-limitada. A transmissão faz-se por goticulas que contêm os virus e que são libertadas durante a respiração, tosse e/ou espirros. Prevenção? Sistema imunitário forte e competente é o segredo! Embora uma simples constipação não mate ninguém, ela pode enfraquecer as nossas defesas e abrir portas para outros germes mais perigosos. É por isso que uma simples constipação pode originar uma bronquite ou sinusite (ou outras coisas acabadas em "ite"!). Isso deve-se a uma infecção secundária bacteriana e que muitas vezes dá aquela expecturação amarela que todos nós conhecemos.
Na constipação não vale a pena tomar antibióticos pois estes não actuam nas infecções bacterianas. Pode-se tomar um antipirético (paracetamol) para aliviar os sintomas. É sempre bom procurar aconselhamento médico.

E como reforçamos as defesas do  nosso organismo?
Já o nossos avós diziam "come a sopa que te faz bem!" Ah pois é. Um corpo bem nutrido, que se alimenta de frutos, verduras, legumes e grãos, está melhor preparado para enfrentar os "males do inverno" do que outro cujo cardápio é rico em alimentos processados (aqueles que compramos enlatados, prontos a comer, e outros!), gordurosos e com excesso de açucar.
 Respirar profundamente ao ar livre todos os dias e várias minutos (não seguidos hemn!), vai oxigenar os pulmões e elimina o ar "parado", prevenindo as infecções. Já ouviram falar na chamada "lufada de ar fresco"? Pois, é isso! Resumindo, vai encher-nos de energia, para a loucura do dia-a-dia (ísto é um aparte!).
Beber 1,5 a 2 L de água por dia. Fluidifica as secreções (os virus vivem melhor em ambientes secos).
Comer 3 a 4 peças de fruta por dia e saladas cruas variadas (o corpo fica enriquecido de vitaminas e antioxidantes.)
Ingerir alimentos ricos em carotenos (cenoura, beterraba, batata doce cozida, espinafre crú, couves e alimentos ricos em zinco).
Salmão, bacalhau e sardinhas também são excelentes para reforçar as nossas defesas.
Evitar alimentos ricos em gorduras pois deprimem os nossos "soldados".
Concentração. 1 vez/dia, sentar numa divisão da casa em silêncio e pouca luz. Fechamos os olhos e concentramo-nos numa só palavra ou objeto. Ou então esvaziamos a mente, não pensamos em nada. Agora, estamos a meditar! Está provado que é uma forma de aliviar o stress (este, aumenta a suscetibilidade às constipações e afins). Bastam uns 5-10 minutos.
Mexam-se! Quem faz exercício (caminhar, bicicleta, dançar,etc.) tem um sistema imunitário mais forte.

Existem alguns tratamentos naturais que podemos utilizar para nos ajudar a prevenir e combater estes "mal-estares" e que resultam bastante bem (é o que eu faço geralmente). Fica para o próximo "post"! (Como dizia um conhecido, "Fique atento...num ecrã de PC perto de si!")
E então, depois disto tudo, há ainda alguém constipado?!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bem vindos!

Finalmente cá estão os meus primeiros passos na blogoesfera; depois de muito cozinhado em lume brando, mangas para cima e vamos a isto!
Este será um espaço onde partilharei ideias, dicas e opiniões acerca de temas relacionados com a saúde e bem-estar a todos os niveis, passando pelos mais variados assuntos no que toca a tudo o que nos possa dar prazer e equilibrio (físico e mental).
Mesmo agora se colocou o tacho ao lume e começaram a ser adicionados os primeiros ingredientes. Dizem que tenho jeito para a cozinha portanto, vamos ver que pratos vão saindo. Adicionando sal e outros condimentos e apimentando um pouco a coisa.
Falando em "apimentar", um dia por semana será dedicado à rubrica Conversa (A)fiada, em que serão comentados temas atuais, que todos os dias entram pelas nossas casas através da caixinha mágica ou que simplesmente são "apanhados no ar" ao virar da esquina.
Disfrutem!