sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Chá com todos

http://www.flickr.com/photos/31736686@N00/5386038636/
Se há bebida que eu aprecio nesta época do frio, é o chá. Adoro beber uma chávena de chá quente enquanto me sento no sofá e leio um livro, vejo um programa ou outra coisa qualquer. Com a lareira acesa, candeeiro a meia-luz e uma velas a dar um ambiente mais acolhedor e se houver uma boa companhia, maravilha; passa-se ali um bom momento. Também aprecio uma boa chávena de chá a acompanhar uma refeição (sobretudo quando comemos um daqueles pratos mais "pesados"). Segundo aprendi com a medicina chinesa (e lá está, os chineses acompanham chá com tudo!), acompanhar uma refeição com uma bebida quente promove a que a digestão se faça de forma mais rápida e eficiente e ao mesmo tempo impede que algumas das gorduras dos alimentos sejam absorvidas pelo organismo, sendo então eliminadas pelo intestino. Já o acompanhar a refeição com uma bebida fria ou gelada (e que tanto nos sabe bem, sobretudo no verão), provoca um atraso na digestão dos alimentos. Se comermos uma refeição mais indigesta (tipo cozido à portuguesa ou uma feijoada, por exemplo), andamos ali horas com o estômago pesado e às voltas, até que seja tudo digerido. Como tal, chá quente é a solução!
O chá traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Não tem gorduras nem calorias e é um poderoso aliado no combate aos radicais livres (substâncias associadas a processos degenerativos e ao envelhecimento).
Há os mais variados tipos de chá, com sabores e finalidades diferentes. Temos o chá de camomila (que é um excelente calmante e digestivo, não falando até das suas propriedades de ajudar a combater as gripes e infeções), o chá verde (em que acelera o metabolismo, faz queimar gordura e ajuda a prevenir doenças, tais como a osteoporose), o chá de rooibos (é um poderoso antioxidante, combate a irritabilidade, dores de cabeça, cólicas, dores de estômago, alergias,etc.), chá de perpétua roxa (é um ótimo anti-inflamatório que combate as dores de garganta, rouquidão, bronquites, alivia a tosse, etc), chá de jasmim (é um calmante natural, tem acção preventiva do cancro, reduz o mau colesterol, combate dores de cabeça, melhora a concentração, melhora problemas de pele, é um ótimo diurético, etc.). Emfim, há um número interminável de plantas a partir das quais podemos fazer chá e com excelentes beneficios para a nossa saúde.
Eu pessoalmente tenho um gosto muito especial por chá verde, chá de rooibos e chá de jasmim. São dos meus preferidos.
No final desta leitura, embora lá fazer um bule de chá e encher a chávena para saborearmos!

Sem comentários:

Enviar um comentário