Acho que o frio já chegou! É sempre neste inicio de estação que apanho a minha 1ª constipação; ora está calor, ora está frio...se vestimos roupa fresca temos frio, se vestimos roupa quente temos calor e no que dá? Constipação na certa (pelo menos comigo foi certinho!). Felizmente já passou e já estou aí "para as curvas"!
Começo com a garganta irritada, o nariz a querer pingar, cansaço...alguma tosse...e pronto já está!
Mas atenção que esses sintomas são comuns tanto à gripe como à constipação. Como distinguimos? A grande diferença entre as duas está no facto da mera constipação não dar febre nem dores no corpo. Estas são as principais diferenças.
A gripe é causada pelo virus Influenza e é transmitido pelo ar ou pelo contacto com superficies contaminadas. Geralmente dá dores de cabeça, febre, tosse, dores musculares, etc. O tratamento deve ser individualizado e acompanhado por um médico.
Portanto, para evitarmos tudo isso, alguns conselhos preventivos:
1. Lavar as mãos com frequência;
2. Cobrir a boca ao tossir (com o antebraço);
3. Caso estejamos doentes, tentar isolarmo-nos um pouco durante o periodo de contagio, de modo a não transmitir o virus a outros;
4. Vacinação anual, sobretudo nos grupos de maior risco (crianças, idosos e profissionais de saúde).
A constipação é também uma doença viral (aparelho respiratório superior) e habitualmente auto-limitada. A transmissão faz-se por goticulas que contêm os virus e que são libertadas durante a respiração, tosse e/ou espirros. Prevenção? Sistema imunitário forte e competente é o segredo! Embora uma simples constipação não mate ninguém, ela pode enfraquecer as nossas defesas e abrir portas para outros germes mais perigosos. É por isso que uma simples constipação pode originar uma bronquite ou sinusite (ou outras coisas acabadas em "ite"!). Isso deve-se a uma infecção secundária bacteriana e que muitas vezes dá aquela expecturação amarela que todos nós conhecemos.
Na constipação não vale a pena tomar antibióticos pois estes não actuam nas infecções bacterianas. Pode-se tomar um antipirético (paracetamol) para aliviar os sintomas. É sempre bom procurar aconselhamento médico.
E como reforçamos as defesas do nosso organismo?
Já o nossos avós diziam "come a sopa que te faz bem!" Ah pois é. Um corpo bem nutrido, que se alimenta de frutos, verduras, legumes e grãos, está melhor preparado para enfrentar os "males do inverno" do que outro cujo cardápio é rico em alimentos processados (aqueles que compramos enlatados, prontos a comer, e outros!), gordurosos e com excesso de açucar.
Respirar profundamente ao ar livre todos os dias e várias minutos (não seguidos hemn!), vai oxigenar os pulmões e elimina o ar "parado", prevenindo as infecções. Já ouviram falar na chamada "lufada de ar fresco"? Pois, é isso! Resumindo, vai encher-nos de energia, para a loucura do dia-a-dia (ísto é um aparte!).
Beber 1,5 a 2 L de água por dia. Fluidifica as secreções (os virus vivem melhor em ambientes secos).
Comer 3 a 4 peças de fruta por dia e saladas cruas variadas (o corpo fica enriquecido de vitaminas e antioxidantes.)
Ingerir alimentos ricos em carotenos (cenoura, beterraba, batata doce cozida, espinafre crú, couves e alimentos ricos em zinco).
Salmão, bacalhau e sardinhas também são excelentes para reforçar as nossas defesas.
Evitar alimentos ricos em gorduras pois deprimem os nossos "soldados".
Concentração. 1 vez/dia, sentar numa divisão da casa em silêncio e pouca luz. Fechamos os olhos e concentramo-nos numa só palavra ou objeto. Ou então esvaziamos a mente, não pensamos em nada. Agora, estamos a meditar! Está provado que é uma forma de aliviar o stress (este, aumenta a suscetibilidade às constipações e afins). Bastam uns 5-10 minutos.
Mexam-se! Quem faz exercício (caminhar, bicicleta, dançar,etc.) tem um sistema imunitário mais forte.
Existem alguns tratamentos naturais que podemos utilizar para nos ajudar a prevenir e combater estes "mal-estares" e que resultam bastante bem (é o que eu faço geralmente). Fica para o próximo "post"! (Como dizia um conhecido, "Fique atento...num ecrã de PC perto de si!")
E então, depois disto tudo, há ainda alguém constipado?!
Bem começado Zé parabens!! Já agora deixa-me deixar duas sugestões: 1. O fundo cinza dificulta a leitura... tenta algo mais claro... e 2. expectoração é com o e não com u.... pelo menos podes ter a certeza que prestamos atenção ao que escreves. Grande Abraço. E continua...
ResponderEliminarOlá.... desculpa, mas não posso concordar :( Faço bastante exercício físico e o meu sistema imunitário é frágil. Várias constipações e até uma infecção respiratória no último ano... buá buá... Dica de blogueira... textos mais curtos facilitam a leitura. Passa tb no meu. jokas, Cláudia
ResponderEliminar