domingo, 21 de outubro de 2012

Zinco, Propólis e Equinácia

Tal como prometido, partilho convosco uns excelentes complementos naturais para nos ajudar a prevenir e combater as gripes, constipações e outras tantas situações.


Zinco
Este é um mineral indespensável para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário, protegendo-nos de várias infeções (tais como constipações, gripes, conjuntivites e outras). Ele está presente no leite e derivados (de preferência de soja!), carnes vermelhas, frutos secos, pão integral, chá verde, espinafres, batata, cenoura, cebola, tomate, laranjas, maçãs, ervilhas, farinha, arroz, etc. A deficiência na ingestão de zinco pode então acarretar uma maior suscetibilidade a dados agentes infeciosos. Este mineral, tomado como suplemento, está indicado em situações de baixa imunidade, gripes, constipações, resfriados e infecções frequentes. Mas atenção: Tomar suplementos de Zinco a mais (>75 mg/dia) pode ter o efeito inverso e inibir a função imune do organismo. Assim, é mais seguro ingerir o zinco através de uma alimentação equilibrada.

Propólis
É uma substância resinosa que as abelhas colhem das plantas e usam para calafetar os cortiços e envolver os invasores mortos dentro da colmeia. Contém principios ativos com acção regeneradora de tecidos, antioxidante e reguladora do sistema imunitário. Também contém óleos essenciais e ácido ferúlico (acção antibiótica), vitaminas e minerais.
Assim, este antiobiótico natural  atua em infeções causadas por diferentes virús, bactérias e fungos (não confundir com os antibióticos químicos, que só atuam contra bactérias).
Então este produto é  ideal para ajudar a tratar problemas respiratórios, tais como as gripes, constipações, amigdalites, sinusites, otites e bronquites. Ainda como preventivo, tem uma ação imunoestimulante, aumentado a nossa resistência contra as infeções.
A propólis tem ainda uma vasta série de efeitos benéficos em outras situações, tais como problemas gastro-intestinais e dérmicos. É também um bom antioxidante, anti-inflamatório e anti-parasitário. Podemos encontrar este produto em cápsulas, gotas ou mesmo em granulado.

Equinácea
É uma planta com origem na América do Norte e cultivada como planta medicinal no centro da Europa. Os índios americanos usavam a sua raíz para curar feridas infetadas e as mordeduras de serpentes. Ela tem ótimas propriedades imunoestimulantes, anti-inflamatórias e antitóxicas. Tem ainda ação antiobiótica, antivírica e anticancerosa. Sendo um antibiótico natural, ajuda-nos a combater as bactérias, vírus, fungos e outros micróbios causadores de doenças. Podemos encontar a equinácea sob a forma de cápsulas, comprimidos, liquido (suco espremido), planta seca/chá, rebuçados, etc. O suco pode ser tomado ou aplicado na pele, como forma de tratar feridas, furúnculos, eczemas, herpes e até queimaduras!

Todos estes produtos que falei atrás podem ser encontrados naquelas lojas de produtos naturais que conhecemos ou mesmo nos supermercados. Quando estou constipado, costumo comprar um suplemento que reúne a equinácea, o zinco e a vitamina C num só comprimido. Habitualmente tenho sempre em casa spray de propólis e aplico-o na garganta quando está dorida ou inflamada (atenção que em excesso pode transformar o WC no nosso melhor amigo, pois pode ter um pequeno efeito laxante!).
 Deixo a sugestão e vamos lá aguentar esta estação de nariz seco (esperemos!).

Sem comentários:

Enviar um comentário