É sabido que as cores têm influência no nosso estado de espírito. Imaginem um daqueles dias cinzentões de Inverno; passamos o dia esquisitos, tristes e provávelmente até nos vestimos com roupa escura. Então e um dia de sol, em plena primavera? Sentimo-nos frescos, leves e alegres. Provavelmente vamos vestir roupa com cores claras, como o branco, o azul ou o verde!
Pois é; a terapia das cores (ou cromoterapia) funciona mais ou menos do mesmo modo. As nossas cores preferidas podem dizer muito sobre a nossa maneira de ser ou sobre o ambiente em que estamos.
Esta terapia é uma prática que utiliza a cor como elemento terapêutico.
Lembrei-me agora de uma senhora alemã que comanda "as tropas" e os dinheiros da Europa (toda a gente sabe quem é...Angela Merkel). Toda a gente comenta e curioso que é verdade: A vestimenta dela é toda igual...o corte do modelito parece ser sempre o mesmo e só muda...a cor! Ora vai de amarelo, ora branco, ora vermelho, "ora hoje meto o azul, ora amanhã o verde"...
Com certeza que essa senhora deve usar a cromoterapia para equilibriar as dores de cabeça e as noites mal dormidas a pensar na crise (será que dorme mal?!).
Atualmente o estudo das cores e a sua influência nas pessoas é muito importante. Avalia-se quais as melhores para pintar um hospital, quais as que ficam melhor num ambiente de trabalho, qual será a que se adequa a um ambiente de relax de um spa...que cores são as melhores para seduzir dado público nos meios da publicidade...enfim...a malta sabe que as cores influênciam a nossa vida e tentam tirar partido disso.
Simplificando a coisa, com esta terapia utilizamos a cor e a luz para equilibrar a energia do nosso corpo, seja ela física, emntal, emocional ou espiritual.
A exposição à luz e à cor resultante da mesma, transforma-se em frequências vibracionais que a visão e o cérebro interpretam de modo concreto.
Sendo assim, escolhendo as cores corretas, podemos devolver ao nosso corpo, mente e espírito, o seu equilibrio natural (o que é a base das medicinas alternativas - a concentração na saúde e não na doença).
Vermelho
http://flic.kr/p/Hapm
Laranja
Tem um efeito alegre e anti-depressivo. Ajuda a afastar o stress, revitaliza e rejuvenesce
http://flic.kr/p/4Rhqkj
Amarelo
Significa inteligência e sabedoria, estimula a actividade mental, a criatividade e o otimismo. Transmite entusiasmo
http://flic.kr/p/GsWvS
Promove o equilibrio enre as energias positivas e negativas, dando harmonia e serenidade. Tem efeito refrescante e tranquilizador http://flic.kr/p/cvMT9u
Azul
Esta cor tem um alto poder relaxante e apaziguador. Estimula sensações de paz e traz-nos clareza mental; está muito ligada à intuição e à percepção das coisas fora do senso comum.
http://flic.kr/p/4q8jAd
Anil
Esta cor está situada entre o azul e o violeta (também conhecida por índigo).
Está ligado ás artes e à beleza; é vista como a cor da energia cósmica e da isnpiração espiritual. É coadjuvante dos estados de calma e serenidade, sendo muito bom estimulador das energias criativas
Violeta
Esta cor está ligada à transformação; ajuda a transformar o negativo em positivo. Provoca sensações de liberdade e equilibrio, incitando à meditação e incremento da auto-estima. É uma cor bstante potente.
http://flic.kr/p/Ggzwk
http://flic.kr/p/Ggzwk
Depois temos o preto e o branco; são extremos opostos.
O branco reflete todas as cores, toda a luz do espetro. O organismo reage a esta cor libertando energias negativas e sensações de peso. Está ligado à espontaneidade e naturalidade, transmite serenidade.
Já o preto, resulta da absorção de toda a luz. Habitualmente é menos usado pois não nos traz muita harmonia. É uma cor que traz mistério e transmite um pouco de reclusão e isolamento. simboliza a noite e o descanso e pode ser usada com outras cores.