quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tabaco e o fumar



AVISO: Pode conter imagens que perturbem os mais sensíveis



Ontem enquanto estava parado numa bomba de combustivel, fiquei pasmado com o que vi: Um casal nos seus 40 anos, ar bastante ensebado e de quem vive do rendimento minimo de reinserção social, acompanhados de uma menina à volta dos 5-6 anos de idade e um adolescente à volta dos 15-16 anos talvez.
A menina entra para o banco de trás do carro e o casal senta nos bancos da frente. Vidros fechados (está frio!) e esse casal, cada um acende o seu cigarro. Passado um instante entra o adolescente, também para o banco de trás e com um maço de tabaco na mão acabado de comprar.
Saca também do seu cigarro e para meu espanto, lá estão o 3 fechados dentro do carro a usufruir do seu delicioso néctar negro, enquanto a menina ali ao lado vai inspirando aquela nuvem cinzenta e pouco saudável, fruto do preenchimento da atmosfera interior do veículo por parte dos restantes passageiros.

E eu pergunto? O QUE É ISTO? Será que não há uma lei que protege estas crianças, destas e outras situações semelhantes ou piores? Pois, se calhar até há mas as leis, quem as faz que as crumpa, não é verdade? Infelizmente funciona um pouco assim e o sistema de punições é aquilo que nós sabemos!

DOENÇAS ASSOCIADAS AO FUMO DO TABACO

30% das mortes por CANCRO
90% das mortes por CANCRO do PULMÃO
97% do CANCRO DA LARINGE
25% das mortes por DOENÇA do CORAÇÃO
85% das mortes por BRONQUITE e ENFISEMA
25% das mortes por DERRAME CEREBRAL
50% dos casos por CANCRO da PELE

GRAVIDEZ: O tabaco pode atrasar a conceção e afetar de modo negativo o feto. Os recém-nascidos das mães fumadoras pesam menos que os das não fumadoras. O tabagismo materno pode afetar a médio e longo prazo o desenvolvimento físico e intelectual da criança.
MÃES, PENSEM NOS VOSSOS FILHOS!

A seguir, algumas imagens que retratam os efeitos nocivos do tabaco:









 



E uma coisa é verdade: Não acontece apenas aos outros

Sem comentários:

Enviar um comentário