quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O meu Feng Shui

 Assim como a acupuntura, através de agulhas, é usada para tratar os bloqueios energéticos no organismo de uma pessoa, de modo a restabelecer o seu equilibrio e estado de saúde, o Feng Shui está ligado às influências visíveis e invisíveis num ambiente, que contribuem para a circulação da energia (Qi) (lê-se tchi)nesse mesmo ambiente, ou seja, a forma como a nossa casa está posicionada e o modo como os nossos objetos e cores estão dispostos, tem influência na sua circulação energética. Ensina-nos técnicas que criam harmonia na nossa casa e na nossa vida.

O Qi de uma casa afeta o estado de espirito de quem lá mora. Por vezes estamos desmotivados e aborrecidos e sem saber porquê. Isso pode acontecer porque pode existir algum bloqueio energético em casa, impedindo a sua livre circulação.

Há muitas dicas que se podem usar para melhorar essa circulação energética e consequentemente promover o equilibrio da casa e de quem lá vive:
  • Uma casa desorganizada significa energia parada e simboliza vida parada. As coisas não acontecem, o dia não rende, o emprego corre mal...
  • Não acumular mais objetos do que aqueles de que se precisa
  • Manter a casa limpa e deitar fora objetos partidos
  • Não colocar objetos atrás das portas ou janelas, impedindo a sua livre abertura
  • Deixar circular luz, sol e vento pela casa, transformando a energia estagnada em nova energia
  • Quanto mais escuro for o quarto de dormir, melhor. A mente descansa e acordamos revigorados
  • Aquela gaveta cheia de tralha ou aquele armário onde guardamos tudo o que não usamos é sinal de alerta. A energia fica estagnada, bloqueando algo na nossa vida
  • Nao deve haver espelhos a refletir a porta de entrada da casa pois a energia que por ela entra, volta para fora
  • O fogão representa o movimento "fogo", onde se preparam os alimentos que nos dão energia. Como tal, deve estar sempre limpo e não haver acumulação de lixo à sua volta
  • As plantas dão boa energia, pelo que devem estar sempre presentes em casa
  • A entrada da casa deve ser alegre e convidativa, pois é por onde o qi entra nela
  • ......... (outras dicas)

No pensamento chinês existe uma relação entre as energias da Natureza e as mudanças climáticas de cada estação do ano que altera as paisagens, tendo sido criada a teoria dos 5 movimentos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.
Estes movimentos têm significados distintos e podem ser usados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (Chi) e trazer equilibrio físico e mental.

http://flic.kr/p/4KRjnD

Madeira: Significa o inicio, o nascimento e crescimento. Corresponde À Primavera e à cor verde. As plantas são a sua maior expressão.

http://flic.kr/p/63cHA7

Fogo: Representa o calor, o verão, a maturidade, culminação. Está associado à cor vermelha. Os objetos mais representativos são as velas e candeeiros


Terra: Este movimento representa o centro, está no final do verão, na transição do verão para o outuno. Está no centro de equilibrio dos outros 4 movimentos. É como que uma pausa para a transformação. A sua cor é o amarelo e o formato, quadrado. Os objetos que representam a sua força são os de cerâmica.

http://flic.kr/p/7uJX4e

Metal: Este movimento corresponde ao Outono e à culminação, finalização do ciclo de energia. Lembra a concentração e a meditação. As formas são esféricas. A sua cor é o branco e os objetos de metal e os cristais simbolizam a sua energia

http://flic.kr/p/4gAKh6

Água: Representa a estagnação, o recolhimento e a introspeção, relacionados com o inverno. As suas formas são sinuosas e a sua cor o preto. Os espelhos e vidros simbolizam este movimento.


Combinar estes 5 movimentos na decoração da casa é a melhor opção para ter uma energia equilibrada.
Por exemplo, numa sala podemos ter a madeira repesentada por uma mesa de apoio ou uma planta, o fogo representado por um cadeeiro, a terra por um vaso de cerâmica decorativo ou pela terra onde está uma planta, o metal numa escultura feita desse material e a água representada por um espelho.

Lembrar: Podemos usar uma cor, um formato, um objeto, um quadro e, quando possível, o próprio elemento para fazer a decoração de dado ambiente.

Mãos à obra e ponham esse Feng Shui em andamento!



1 comentário: