terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vidas a Crédito

Conversa (A)fiada 3


Já que as palavras "finanças" e "economia" fazem parte do dia-a-dia de todos, vamos falar de algo muito em voga: Viver acima das possibilidades económicas e financeiras.
Apesar de mais de metade da população portuguesa fazer o que pode e o que não pode para viver de forma minimamente digna com o pouco salário que recebe e fazer frente às despesas, existem pessoas que vivem com o que têm e o que não têm.

http://flic.kr/p/bf3Sy6

O uso do cartão de crédito de forma indiscriminada tem os seus custo que ao final do mês vão refletir-se (é fácil comprar, mas dificil pagar!). Muitas pessoas não gerem de forma adequada os seus gastos, face aos rendimentos obtidos. Há muitas coisas supérfulas onde se pode cortar, de modo a equilibrar a balança. Por exemplo, é complicado para mim compreender uma família que não tem dinheiro para dar almoço todos os dias aos filhos mas todos têm telemóvel e às vezes mais que um, ou continuam a ser clientes da TV por cabo. Ou vão ao supermercado e vemos o carrinho cheio de coisas que pouco tem de bens de primeira necessidade.

http://flic.kr/p/d9KLpS

Para equilibrar a balança em casa, há uma coisa essencial a fazer: Pegar num papel e apontar todas as despesas fixas em que não há volta a dar (alimentação, prestação da casa, transportes para a escola/emprego, prestação do carro, água, luz, gás...).
Somar esses valores e ver quanto dá.
Depois, subtrair esse valor ao total de rendimento mensal. O restante, tem de dar para o resto, ou seja, para as despesas menos essenciais. Se exceder o total ganho mensalmente, então deve-se tomar alternativas para reduzir a despesa onde pode ser reduzida.

O telefilme "Vidas a Crédito", recentemente transmitido pela RTP retrata bem essa situação, vivida na classe média-alta.

"Sofia, uma ilustradora freelancer, vive para a carreira, a família e o consumo. Para ela, comprar é sinónimo de prazer. Raramente resiste a uma novidade do mundo da moda. É verdade que, na sua profissão, a aparência também conta, mas não tanto como Sofia faz crer. Ela usa sempre o facto de trabalhar com imagens para comprar tudo o que lhe apetece. Hoje apaixonou-se por um vestido, mas quando entrega o cartão de crédito na loja, o cartão é recusado. Sofia não desanima. Abre a carteira onde tem sete cartões de crédito, escolhe outro e entrega-o para fazer o pagamento. " 

Podem ler o resto aqui: http://www.rtp.pt/programa/tv/p28823

É um filme muito elucidativo da realidade e que vale a pena ver.


Sem comentários:

Enviar um comentário